Alterações Fisiológicas da Gravidez

“ Eu vi uma mulher fazendo, outra pessoa”…A poesia canta a beleza e a maravilha da vida na gestação.
A gestação, período onde um organismo se adapta para outro desenvolver-se em harmonia, traz uma série de alterações ao organismo da mãe. É perfeitamente normal e fisiológico. Alterações próprias dos vários sistemas orgânicos são esperadas e, em sua maioria após o parto e o puerpério, tão logo seja contido a enxurrada de hormônios que inundam o organismo materno, tudo volta ao normal.
Muitas mulheres se preocupam com as alterações da pele. Quais sejam: Estrias. Eritema Palmar. Pigmentação. Alterações Vasculares.
As estrias são o resultado do estiramento das fibras do colágeno. Inicialmente são vermelhas ou vinhosas e após o parto, brancas. Na maioria são precedidas de prurido (coceira). O componente genético associado ao maior ganho de peso aumenta esse estiramento das fibras, que se apresenta mais nas mamas, nádegas, quadris e coxas. Boa hidratação da pele e controle do peso, ajudam a preveni-las.
Eritema palmar- alteração de vasodilatação provocadas pela ação hormonal faz as mãos tornarem-se vermelha.
Pigmentação. Final da gravidez, a barriga escura, principalmente da linha média dá a impressão que nunca mais voltará ao normal.
A pigmentação aumentada é provocada pelos hormônios ( estrogênios e progestogênios) que atuando na hipófise, estimula a produção do alfa- melanotropina que por sua vez atua sobre os melanócitos; estes escurecem a pele especialmente na face, provocando manchas que pioram com o sol( cloasma e melasma) e no abdômen ( linha nigrans – linha média).
Alterações Vasculares, os angiomas ou aranhas vasculares, provocadas pelo aumento do estrogênio. Pequenas elevações avermelhadas na pele que, como o nome indica parecem uma aranha vascular. Aparecem na face, pescoço, colo, braços e tórax.

Share

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

Please type the characters of this captcha image in the input box

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WhatsApp chat