Também chamada de Doença Inflamatória Pélvica(DIP), é uma síndrome clínica que caracteriza a disseminação bacteriana ascendente ao trato genital superior, ou seja a infecção se origina na vagina –vulvovaginites, colo do útero – cervicites, ganham o endométrio ( camada interna do útero) provocando endomiometrite, ascende para as trompas – salpingites, ovários- salpingooforite, abcessos tubo-ovarianos ( trompa(s) e ovários) e chegam ao peritôneo ( peritonite).
Quando atingem esta última estrutura ( verdadeiro avental que reveste as vísceras do abdômen protegendo-as ) a pessoa terá secreção purulenta com consequências desastrosas. Rompida a barreira protetora com extravasamento do conteúdo além do abscesso, a disseminação se faz rapidamente e as consequências para mulher poderá comprometer seriamente sua fertilidade, além de aderências e dores crônicas.
Essa doença é considerada hoje uma variante de DST, as bactérias envolvidas na gênese (formação) desta doença são adquiridas no contágio sexual.
Pacientes jovens, com múltiplos parceiros, maior atividade sexual, promiscuidade, e com menor número de filhos ou sem filhos são as mais acometidas. O uso do DIU também facilita a ascensão bacteriana na vigência de infecções do trato genital inferior (TGI).
A Neisseria gonorrhoeae e a Chlamydia trachomatis são as bactérias mais envolvidas.
A Thichomonas vaginalis pela capacidade de atingir as trompas e carrear as bactérias à esta estrutura em seus flagelos, demonstra a importância das infecções vaginais e a DIP.
De igual modo os espermatozóides podem levar aderidos em suas caudas as bactérias, que da vagina invadem a cavidade uterina.
O sintoma mais importante é a dor abdominal, que pode ou não ser acompanhada de febre. Esta dor piora com o toque vaginal; no exame são mobilizados tecidos desvitalizados e secreções que estimulam importante reflexo doloroso.
O cuidado com a saúde genital e vida sexual responsável são fatores importantes para evitar tal moléstia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

Please type the characters of this captcha image in the input box

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.