O cancer é hoje um sério problema de saúde pública, por ser importante causa de morbimortalidade mundial. As taxas são em números crescentes e assusta não só a população mas também que lida com vidas. A despeito de uma série de inovações tecnológicas, vacinas ( Provenge – cancer de próstata, ainda inacessível devido ao alto custo), novas drogas – alvo como : Avastin, Herceptin, Nexavar, Mabthera,Erbitux, que impedem a proliferação das células tumorais sem afetar as células normais , ele continua como a bruxa má, solta e cruel a atormentar os desavisados transeuntes da vida. Mas essas novas drogas são avanços para o tratamento individualizado de cada paciente e o passaporte para o resgate de tantas vidas.
Mas, teoricamente a maioria das neoplasias são passíveis de prevenção.
Um grande número de fatores etiológicos ambientais que podem ser evitados, como: exposição esporádica ou sequencial a carcinógenos químicos, radiação ionizante, estados inflamatórios e infecciosos crônicos( bacterianos, virais e parasitários).
O estilo de vida da pessoa, o etilismo e o tabagismo são agentes causais passíveis de controle. Outros fatores que influenciam a taxa de incidência e mortalidade por cancer são: etnia, sexo, idade, estado nutricional. Este último vem sendo amplamente estudado , porque é a condição que cada pessoa pode interferir no seu estado de saúde e doença. É responsabilidade individual.
Desde a antiga Grécia que Hipócrates já proclamava: Que teu alimento seja o teu remédio.
A alimentação saudável e balanceada é rica fonte de nutrientes que previnem o cancer, ao tempo que evitam o processo inflamatório, importante fator no ciclo epigenético autopropagado que levam a herança transpaternal de fenótipo adquirido pelo ambiente e pode culminar no processo maligno das células. Portanto clones alterados, imortalizados ou mesmo neoplásico passam para a geração seguinte, originadas de mutações provocadas pelo estilo de vida e do ambiente.
A nutrição e a prevenção do câncer, foram temas que marcaram o IV Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer que aconteceu de 16 a 19 de junho de 2010, no Centro Fecomercio de Eventos em São Paulo.

Postado por Kátia Marabuco às 20:42

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

Please type the characters of this captcha image in the input box

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.