De todas as lições de Jesus há uma em especial que me transporta, acalma e me remete à fortaleza da fé do salmo 91- O Jugo Leve.
O poder consolador e protetor é tão grande que diante de qualquer aflito que me bate à porta imediatamente me vem à mente o sussurro das palavras do Mestre na lição do Jugo Leve.
A inesquecível Yvone do Amaral Pereira na obra Recordações da Mediunidade recomenda: Diante dos aflitos que estagiam nas duas dimensões – Leia em voz alta o capítulo VI do Evangelho Segundo O Espiritismo e os Espíritos em sofrimento encontrarão nas meigas exortações do Divino Mestre o lenitivo para suas dores. A psicosfera de qualquer ambiente se transforma quando a voz cadenciada repete as lições eternas:
“ Vinde a mim todos os que estais fatigados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” ( Mateus, XI: 28 a 30).
Estamos em um tempo aflito, de pressa voraz e inquieta. As pessoas estressadas, angustiadas em sua maioria com grandes e pequenas coisas do cotidiano, imersas em um clima premente de que o amanhã é incerto, perigoso e que poderá ser destruidor estão cada vez mais frágeis e perdidas.
O medo das doenças, especialmente do Imperador de todos os males, perturba e vicia. Quem adoece sofre duplamente pela doença e pela culpa de ter adoecido.
O barulho é ensurdecedor, uma minoria neste mundo de meu Deus se dar ao luxo de ter o silêncio como meta diária de refazimento espiritual e busca interior. Poucas pessoas tem o hábito do silêncio e da calma. A televisão, o computador e todas as demais ferramentas tecnológicas são egoístas não nos deixam ficar sozinhos com nossas próprias reflexões. Muitas pessoas nem sabem e se sabem esquecem ou não se incomodam com a verdade que as redes sociais são extremamente barulhentas e expositivas. Gritam as várias janelas da web, abertas, reclamando atenção
Todas essas atuais ferramentas de trabalho e lazer esgotam, fragilizam e sobrecarregam as pessoas. Alguns alheios parecem mais zumbis, não há tempo para dormir, o organismo cada vez mais nos limites de suas reservas.
Ele espera, e nos convida: “Vinde a mim”. Pacientemente espera cada um em seu próprio tempo, quem sabe na próxima curva, o encontro, a estrada de Damasco.
A fadiga diária do trabalho, de horas insones, da dor, dos compromissos interrompidos, das desilusões, das auto sabotagens, de toda sorte de angustia que nos tornam fatigados e oprimidos e Ele promete: “Eu vos aliviarei”!
Quem mais nos aliviará?
Posses? Títulos? Amores passageiros? Prazeres fugidios? Dinheiro?
Nada disto. Tudo são poeiras na estrada da vida que, diga-se de passagem, nada tem de longa, é curta mesmo, efêmera, passageira. Estamos aqui em um momento e no seguinte… Foi-se.
Como Mestre exemplar nos adverte: “Aprendei comigo”. O bom mestre é aquele que não esconde os ensinamentos, apresenta o melhor caminho e a fórmula da felicidade e mostra-se de forma humilde, mansa. Quantos sábios são arrogantes, distantes e inacessíveis aos aprendizes. Quantos se envaidecem de seu saber! Um saber que por mais que se saiba como bem dizem os grandes e verdadeiros sábios nada, absolutamente nada sabemos. O conhecimento universal é grandioso para se compactar em pequeninas partes.
O descanso prometido é a esperança que não dorme, que não se apaga, é a guardiã da felicidade futura.
Aquele é domina o faz com leveza, seu fardo é leve. Kardec no comentário que se segue neste capítulo arremata: “ Jesus indica uma condição para esta proteção”, qual?
“A observância da própria Lei que Ele ensina. Seu jugo é a observância da Lei – O amor a Deus e ao próximo. E esta Lei é suave, pois que impõe como dever o amor e a caridade”
…”Vinde a mim todos os Aflitos… ( JESUS)

Um comentário sobre “NA HORA DA AFLIÇÃO…”

  • Desde a antiguidade Sócrates já nos alertava sobre a importância do “conhece-te a ti mesmo” de buscarmos a nossa ESSÊNCIA que é por natureza ESPIRITUAL e hoje em decorrência de um pragmatismo cada vez mais exacerbado, vivemos justamente o contrário do seu legado: uma fuga de nós mesmos…
    Algumas vezes não temos “tempo” e em outras falta-nos coragem, para fazermos esta viagem maravilhosa ao nosso interior e nos perguntarmos: quem somos nós?. Delegamos a tarefa de nos conceituar aos outros, através daquilo que projetamos, seja nas redes sociais ou no nosso dia a dia ,e é por isto que estamos cada vez mais doentes: porque procuramos fora o que está dentro.
    Conhecer-se gera aprendizado, faz com que assumamos uma nova postura diante de nós. Postura esta de resgate, de mudança interior, de reforma íntima e este caminho de encontro com nossa ESSÊNCIA é o que nos aproxima de Deus, que faz com que estejamos sempre em comunhão com ele. Não tenhamos medo deste autoconhecimento( porque isto significa encaramos nossas mazelas de frente), pois como a Dra Kátia Marabuco tão bem colocou : O seu jugo é suave e o seu fardo é leve.” ( Mateus, XI: 28 a 30).

    Cacilda Silveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

Please type the characters of this captcha image in the input box

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.