Como de hábito, todos os domingos não passo sem a leitura das revistas da semana e um exemplar da Scientific American, Psique ou Mente Cérebro. Hoje a Psique número 79 traz interessante artigo do psicólogo e doutor em Neurociências e Comportamento, Júlio Peres acerca da Reencarnação e Psicoterapia.
O artigo é por demais estimulante, uma vez que faz o profissional da área refletir sobre a necessidade do psicoterapeuta ter em sua bagagem profissional conhecimentos necessários para “saber abordar eticamente as crenças espirituais dos seus pacientes durante o processo terapêutico”.
Desde 1991, incentivada pela busca da educação continuada em Medicina, o fascínio pelos porquês do comportamento humano, como auxiliar melhor o meu paciente oncológico, buscamos a formação em Psicoterapia Transpessoal ( Dr. Leo Matos) e Neurolinguística, esta por sua vez nos deu a formação básica da Hipnose Ericksoniana. Formamos um grupo de médicos, psicólogos que receberam a formação de Terapia a Vivência Passada com a Dra Maria Júlia Prieto Peres e a Neurolinguística com Dr. Tom Chung aqui em Teresina. Esta formação nos deu a possibilidade de ampliar os conhecimentos do ser humano em sofrimento que vem em busca do auxílio médico. Naturalmente que não exerço tais psicoterapias dedico-me mais a cirurgia ( Oncologia, Ginecologia especialmente a clínica preventiva e a Cirurgia de Cabeça e Pescoço pois sou especialista também nesta área e professora da UFPI), porém os frutos destas especializações me possibilitaram olhar o paciente com um olhar menos pragmático e mais abrangente na totalidade da condição humana que instiga e fascina aquele que busca compreender e auxiliar o universo singular de cada paciente.
Voltando ao artigo do Dr. Júlio é fato, considerar que enquanto a maior parte da população mundial acredita na vida após a morte (World Values Survey) muitos profissionais desconhecem, negam ou mesmo não questionam a validade de estudar importantes métodos terapêuticos que auxiliem seus pacientes no enfrentamento das dificuldades psicológicas. Segundo Dr. Júlio as crenças tem papel importante na formação de juízos e no processamento de informações. Além de chamar atenção para a necessidade de cautela por parte dos pacientes que devem procurar profissionais com formação adequada uma vez que o mercado está repleto de pseudoterapeutas, livros, CDs ou DVDs com conteúdos superficiais que ensinam: “Faça você mesmo e descubra o que você foi em vida passada”.
Essa alerta é muito importante, pois esta terapia é valiosa quando bem utilizada como outras abordagens psicoterapeutas nas mãos dos bons profissionais.
Para aqueles profissionais que desejarem mais informações entrem no site: www.reencarnacaopsicoterapia.com.br.
Os que tiverem interesse em ler o artigo na íntegra, está nas bancas: Psique Ano VI n° 79.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

Please type the characters of this captcha image in the input box

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.