Palestra realizada no IX Encontro da Mulher Contabilista.

28 de Novembro de 2013.

Introdução:

Agradecimentos a Deus, à comissão organizadora e à Conselheira Gardênia Carvalho.

Se o ano de 2013 é da contabilidade, o século XXI é o século das mulheres.

As mulheres alcançaram grandes conquistas, mas elas  querem mais, isto é tão notório que importantes revistas como Você S/A, Exame CEO de novembro de 2013 dedicam reportagens especiais sobre as mulheres – A nova força da economia. Apesar de um crescimento no setor econômico, apenas 18% das grandes empresas tem mulheres entre seus executivos, e só 9% das cadeiras do congresso nacional são ocupadas por mulheres.

Análises econômicas demonstram que o PIB do Brasil cresceria 9% se as mulheres tivessem o mesmo nível salarial que os homens.

Michel Silvestein, pesquisador da Boston Consulting Group é quem diz em seu livro Women wants more (As mulheres querem mais): as mulheres cresceram, mas não estão felizes, porquanto as conquistas trazem responsabilidades extras e elas estão sobrecarregadas.

As mulheres querem mais, porque elas tem potencial para fazer mais. É o que demonstram as excelentes reportagens  da Revista Exame CEO, dentre as quais destacamos: Naomi Wolf descrevendo a situação constrangedora da nossa sociedade ainda machista e sexista, onde até beleza demais atrapalha no livro O mito da beleza. Some-se a este fato o pesado fardo de muitas mulheres que tem três jornadas de trabalho, às vezes até a quarta, abordado no livro O Mito da Mulher Maravilha, cuja autora, a cientista política Debora Spar, aborda a obsessão por muitas mulheres pela busca da perfeição.

Todas essas conquistas foram muito importantes para a ascensão das mulheres não só no mercado de trabalho, mas também na sociedade como um todo, entretanto elas estão pagando um preço muito alto. Doenças geradas pela ansiedade e ritmo alucinante de vida estão levando cada vez as pessoas a distúrbios de comportamento e todo um cortejo de patologias advindo delas.

 

Assista o restante da palestra no vídeo abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

Please type the characters of this captcha image in the input box

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.