Quando converso com você sobre aquela experiência tão trágica, marcante, seus olhos debulham-se em lágrimas, seu corpo estremece, toda a sua fisiologia altera-se. Como se estivesse acontecendo agora todo seu ser sofre como uma flor que se estiola e está prestes a perecer. Imagine isto se repetindo ad eternum, é um sofrimento que transforma qualquer pessoa.
Por que isto acontece?
Nosso cérebro tem esse mecanismo de repetição das memórias traumáticas e cada vez que são lembradas mais nítidas e fortes ficam. Uma complexa rede organizada que incluem mediadores químicos, hormônios, citocinas, células especializadas atuam reforçando lembranças e armazenando com a finalidade de preservação. O alerta é necessário por que a evolução nos proveu de mecanismos que protegem e preserva a vida, o organismo aprende a se defender do que é danoso, só que ele ainda não desenvolveu mecanismos que detectam que aquilo não está acontecendo agora, que não é real, porém ele não sabe disto o circuito opera igual provocando reações de defesa ou fuga. Quando o trauma não é superado, ressignificado ou transformado ele reverbera esgotando estes mesmos mecanismos provocando desequilíbrio – doença.
Estes acontecimentos são chamados pela Ciência de Transtorno de Estresse Pós- Traumático ( TEPT), são lembranças dolorosas que evocam lembranças, vivências que como marcas de fogo doem e fazem sofrer muito.
Os pesquisadores da memória dizem hoje que a memória não é um simples processo de armazenagem passiva de impressões, mas “ uma atividade contínua e dinâmica em escala celular e um processo psicológico permanente aberto à manipulação por medicamento e terapia cognitiva”.
Consequentemente os veteranos e prisioneiros de guerra, as pessoas que sofreram sequestros, assaltos e tantas outras experiências traumáticas podem ser tratadas e auxiliadas na superação destas dores.
Injeções na região do hipocampo de ratos de laboratório de um bioquímico denominado ZIP que bloqueia a proteína PKMzeta foi capaz de apagar a memória dos ratinhos submetidos a reforços negativos; o problema que é os cientistas ainda não descobriram como apagar apenas as lembranças ruins (Todd Sacktor- pesquisador), porém já é a pista que os neurocientistas vão seguir para a descoberta de fármacos que apaguem apenas as memórias individuais ruins.
A terapia cognitiva consegue tratamento e superação destas dores com certeza, mas o tratamento de grande número de pessoas como por exemplo, os veteranos de guerra é demorado e complicado daí a busca constante destes fármacos revolucionários que alterarão o processo de consolidação da memória.
Outros fármacos em estudo são o propranolol ( o mesmo que trata hipertensão), a D- cicloserina ( oxamicina – trata também tuberculose), metirapona ( inibe o cortisol)e outros, o problema também é que essas drogas tem efeitos tóxicos e colaterais e ainda necessitam de mais ensaios clínicos controlados para serem aprovadas.
Estudando esses fatos e as novas descobertas sobre a memória que aguçam nossa curiosidade e fascinam a mente científica reflito na dádiva do esquecimento que é a reencarnação. Quando fiz meu treinamento de terapia à vivências passadas descobri que, o apagão das memórias ( temporário na escala do tempo espiritual) é uma benção da Divina, nos permite recapitular, viver harmonicamente ou mesmo de forma tolerante com aqueles que nos magoaram e vice versa alicerçados na Lei do Amor, esta sim é a grande transformadora de sentimentos e sensações que através da reencarnação ensina, corrige e regenera as dores.
As pessoas que estão no processo do TEPT acham simplório ao mesmo tempo difícil falarmos em Lei de Ação e Reação, Reencarnação, Reforma Íntima, acontece que a compreensão da nossa trajetória evolutiva é exatamente esta: simples, pegou a estrada vá em frente mas difícil por que teimamos em seguir por atalhos, nos fascina a ilusão e sedutora visão que alcançaremos a meta nos desviando, cometendo pequenos ou grandes deslizes, retirando o doce do outro por que não nos saciamos com o nosso pedaço ou cobiçamos o quinhão do outro por que achamos que merecemos mais, veja como é complexo e difícil os atalhos.
Entrando na fase de amadurecimento e despertar da consciência o homem na Terra agora Ecológico e Cósmico, começa a preocupar-se com o coletivo e a saúde mais especificamente, quiçá tenha nos próximos anos uma exacerbação desta consciência de massa em favor da melhoria da vida da terra, de todos os povos e viventes, mas certamente o primeiro passo reserva-se a cada um de nós no desenvolvimento da harmonia e amor no nosso próprio mundo íntimo, não mais o apagão mas a transformação para a luminosidade a que somos destinados.