” Por toda parte, há um estado de crise inquietante. Sob a superfície brilhante de uma civilização refinada, esconde-se um mal estar profundo. A irritação cresce nas classes sociais. O conflito de interesses, a luta pela vida tornam-se dia a dia mais ásperas. O sentimento do dever tem-se enfraquecido na consciência popular a tal ponto que muitos homens nem mesmo sabem onde está o dever. A lei do número, ou seja, da força cega, domina mais que nunca.
Retóricos mentirosos dedicam-se a desencadear as paixões, os maus instintos da multidão, a espalhar teorias nocivas, as vezes criminosas. Depois quando a maré sobe e o vento sopra em tempestade, eles se escondem e afastam de si toda responsabilidade.
A origem de todos os nossos males está em nossa falta de saber e em nossa inferioridade moral. Toda sociedade permanecerá fraca e dividida enquanto a desconfiança, a dúvida, o egoísmo, a inveja e o ódio dominarem.” ( Leon Dennis- O Problema do Ser, do Destino e da Dor. paginas 10 e 11).
Um texto escrito no alvorecer do século vinte, entre 1904 a 1908, mas em todos os períodos de crises sempre permanecerá atual.
Tomemos por base e segura condução, as sábias palavras de Jesus: ” NÃO SE TURBE O VOSSO CORAÇÃO. EU SOU O CAMINHO. (JO,14: 1 e 6 )