No último blog postado sobre perda de memória, escrevemos sobre o uso do vinho como preventivo do envelhecimento dos vasos sanguíneos, consequentemente promovendo proteção contra o envelhecimento deletério do cérebro , proteção contra a doença de Alzeheimer ; algumas pessoas questionaram: E eu que não bebo , não gosto de beber vou ter que beber agora?
Resposta: Não, não precisa começar a beber. O suco de uva 70 a 100% puro tem também o fator de proteção. Além do mais nem todo vinho e nem toda uva tem a substância reverastrol em quantidades suficientemente benéficas.
Importante também é chamar atenção que, uma coisa é a pessoa que inicia o hábito de tomar uma pequena quantidade, meia taça de vinho para este benefício e este hábito dia após dia da ingestão de álcool associado a outros fatores( genéticos, psicológicos , sociais, outras doenças, ter tido hepatite), pode lhe danificar o fígado. Mesmo em pequenas doses o álcool pode lesar as células hepáticas; e outra é aquela pessoa que estimulada pelo tão propalado benefício toma doses e mais doses de vinho. Análise os malefícios e riscos a longo prazo?
O álcool é considerado uma droga psicoativa, ele é capaz de produzir alterações no Sistema Nervoso Central, modifica o comportamento do usuário, causa prazer, desinibição, relaxamento; seu uso continuado causa tolerância e dependência, a pessoa se torna um alcoolista.
Os estudos Psiquiátricos das pessoas que já tiveram esta doença demonstram que há uma predisposição para desenvolver a doença.
Quem é que tem essa predisposição- pessoas com:
– Baixa tolerância à frustração, baixa resistência à tensão ou ansiedade, mudança de humor, hipocondria, rebeldia e hostilidade incondicional, imaturidade emocional, sensibilidade acentuada, tendências a atos impulsivos, tendência a autopunição, narcisismo e exibicionismo, conflitos sexuais incógnitos, mães superprotetoras, antecedentes familiares de alcoolismo.
Segundo Emmanuel Vespucci e Ricardo Vespucci a diferença entre o bebedor social e o bebedor abusivo está na ressaca. Enquanto o primeiro se cuida, o segundo perde progressivamente o controle sobre o álcool; ele procura curar a ressaca bebendo um pouco mais, pior – suas ações passam a girar em torno da bebida, chega a um ponto que nem ele nem a família percebem.
Esta alerta vai para que, não transformemos uma orientação de saúde em um vício. Se você não bebe não precisa iniciar agora a beber, existem outras medidas eficazes de preservar a saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

Please type the characters of this captcha image in the input box

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.