A queixa de cansaço fácil do idoso e a alteração do colesterol pode estar associada ao hipotiroidismo subclínico.
O que é isto?
Hipotiroidismo subclínico (HSC) é determinado quando a taxa do hormonio estimulante da tireoide ( TSH) está elevada e o T4livre ( hormônio ativo produzido pela tireoide) está normal no soro. Isto ocorre com maior frequência nos idosos, é influenciado pela presença de doenças crônicas e pela diminuição da secreção e do metabolismo do T4l que ocorre com a idade.
As causas desta condição clínica no idoso são: Tiroidite de Hashimoto( inflamação da glândula), após a cirurgia na tireoide parcial ou total, após terapia com iodo radioativo. Estas são as mais importantes porém outras causas iodadas também interferem por exemplo o uso de contrastes iodados e a droga amiodarona, usada para o tratamento das arritmias cardíacas ( estudos mostram que pode acontecer mesmo anos após a suspensão da droga). Ainda é observado nos pacientes tratados com lítio por vários anos, além do tratamento do interferon alfa.
Os hormônios tireoideanos ( T3 e T4) também são muito importantes na regulação do colesterol, atuando em várias vias do metabolismo destas lipoproteinas.No hipotiroidismo há redução da síntese do R- LDL, este então facilmente se oxida e forma placas aterosclerótica.
A hiperlipidemia ( aumento do colesterol) causada pelo hipotiroidismo pode ser revertida pelo tratamento e reestabelecimento da condição de eutiroidismo ( normalidade da função da tireoide), porém é necessário cuidado neste tratamento, para não sobrecarregar o coração.
O hipotiroidismo influencia a mudança do ritmo, frequencia cardíca, função ventricular, aumento do risco de doença coronariana e risco de mortalidade cardíaca.
Doses elevadas levam à condição de hipertiroidismo e arritmias cardíacas com fibrilção atrial.
Portanto o tratamento deve se cuidadoso e individualizado para cada paciente, bem como acompanhamento rigoroso para a adaptação do organismo.
Fonte:
Romaldini & Santos – Experiência & Evidência.
Abbot

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

Please type the characters of this captcha image in the input box

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.