Quando converso com você sobre aquela experiência tão trágica, marcante, seus olhos debulham-se em lágrimas, seu corpo estremece, toda a sua fisiologia altera-se. Como se estivesse acontecendo agora todo seu ser sofre como uma flor que se estiola e está prestes a perecer. Imagine isto se repetindo ad eternum, é um sofrimento que transforma qualquer pessoa.
Por que isto acontece?
Nosso cérebro tem esse mecanismo de repetição das memórias traumáticas e cada vez que são lembradas mais nítidas e fortes ficam. Uma complexa rede organizada que incluem mediadores químicos, hormônios, citocinas, células especializadas atuam reforçando lembranças e armazenando com a finalidade de preservação. O alerta é necessário por que a evolução nos proveu de mecanismos que protegem e preserva a vida, o organismo aprende a se defender do que é danoso, só que ele ainda não desenvolveu mecanismos que detectam que aquilo não está acontecendo agora, que não é real, porém ele não sabe disto o circuito opera igual provocando reações de defesa ou fuga. Quando o trauma não é superado, ressignificado ou transformado ele reverbera esgotando estes mesmos mecanismos provocando desequilíbrio – doença.
Estes acontecimentos são chamados pela Ciência de Transtorno de Estresse Pós- Traumático ( TEPT), são lembranças dolorosas que evocam lembranças, vivências que como marcas de fogo doem e fazem sofrer muito.
Os pesquisadores da memória dizem hoje que a memória não é um simples processo de armazenagem passiva de impressões, mas “ uma atividade contínua e dinâmica em escala celular e um processo psicológico permanente aberto à manipulação por medicamento e terapia cognitiva”.
Consequentemente os veteranos e prisioneiros de guerra, as pessoas que sofreram sequestros, assaltos e tantas outras experiências traumáticas podem ser tratadas e auxiliadas na superação destas dores.
Injeções na região do hipocampo de ratos de laboratório de um bioquímico denominado ZIP que bloqueia a proteína PKMzeta foi capaz de apagar a memória dos ratinhos submetidos a reforços negativos; o problema que é os cientistas ainda não descobriram como apagar apenas as lembranças ruins (Todd Sacktor- pesquisador), porém já é a pista que os neurocientistas vão seguir para a descoberta de fármacos que apaguem apenas as memórias individuais ruins.
A terapia cognitiva consegue tratamento e superação destas dores com certeza, mas o tratamento de grande número de pessoas como por exemplo, os veteranos de guerra é demorado e complicado daí a busca constante destes fármacos revolucionários que alterarão o processo de consolidação da memória.
Outros fármacos em estudo são o propranolol ( o mesmo que trata hipertensão), a D- cicloserina ( oxamicina – trata também tuberculose), metirapona ( inibe o cortisol)e outros, o problema também é que essas drogas tem efeitos tóxicos e colaterais e ainda necessitam de mais ensaios clínicos controlados para serem aprovadas.
Estudando esses fatos e as novas descobertas sobre a memória que aguçam nossa curiosidade e fascinam a mente científica reflito na dádiva do esquecimento que é a reencarnação. Quando fiz meu treinamento de terapia à vivências passadas descobri que, o apagão das memórias ( temporário na escala do tempo espiritual) é uma benção da Divina, nos permite recapitular, viver harmonicamente ou mesmo de forma tolerante com aqueles que nos magoaram e vice versa alicerçados na Lei do Amor, esta sim é a grande transformadora de sentimentos e sensações que através da reencarnação ensina, corrige e regenera as dores.
As pessoas que estão no processo do TEPT acham simplório ao mesmo tempo difícil falarmos em Lei de Ação e Reação, Reencarnação, Reforma Íntima, acontece que a compreensão da nossa trajetória evolutiva é exatamente esta: simples, pegou a estrada vá em frente mas difícil por que teimamos em seguir por atalhos, nos fascina a ilusão e sedutora visão que alcançaremos a meta nos desviando, cometendo pequenos ou grandes deslizes, retirando o doce do outro por que não nos saciamos com o nosso pedaço ou cobiçamos o quinhão do outro por que achamos que merecemos mais, veja como é complexo e difícil os atalhos.
Entrando na fase de amadurecimento e despertar da consciência o homem na Terra agora Ecológico e Cósmico, começa a preocupar-se com o coletivo e a saúde mais especificamente, quiçá tenha nos próximos anos uma exacerbação desta consciência de massa em favor da melhoria da vida da terra, de todos os povos e viventes, mas certamente o primeiro passo reserva-se a cada um de nós no desenvolvimento da harmonia e amor no nosso próprio mundo íntimo, não mais o apagão mas a transformação para a luminosidade a que somos destinados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

Please type the characters of this captcha image in the input box

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.