Férias de Julho, praia, piscina, muito sol, roupa molhada, às vezes ciclos menstruais irregulares artificiais por que ninguém deseja aqueles dias atrapalhando a temporada de praia, após este período aparece um incômodo prurido e ardor por vezes até insuportável que obrigada uma visita antecipada ao ginecologista. Surge o diagnóstico fatídico: Você está com Candidíase!
Como se pega isto? O que é isto?
A infecção vaginal por fungo, no caso a Candida, especialmente a Candida albicans, corresponde a 80% dos casos de vulvovaginites (qualquer acometimento infeccioso e/ou inflamatório da vulva ou vagina), os 20% restantes destas infecções são representadas por outros tipos de fungos como a Candida glabrata, Candida tropicalis e raramente a Candida stellatoidea, Candida pseudotropicalis e Candida kruisei.
Alguns fatores facilitam sua proliferação: promiscuidade sexual, uso de roupas excessivamente apertada, prática de esportes coletivos – natação, irritação provocada por roupas intimas sintéticas, uso de sabonetes íntimos irritantes, excesso de lavagem vaginal bem como má higiene. Outros fatores ainda ligados ao metabolismo orgânico (Obesidade e Diabetes), alterações hormonais, até os anticoncepcionais com altas doses de hormônios – estrogênios, antibióticos sistêmicos, corticosteroides, são importantes no surgimento da doença que vulgarmente chama-se “ não me toques”.
Por ser um agente saprofítico ( nutre-se de animais ou plantas em decomposição), a Candida, adaptado às mucosas( boca, anus e vagina) é encontrado em 44% das mulheres normais, fazendo parte da flora normal, portanto a presença do fungo não é doença. Um desequilíbrio entre o microorganismo e as condições do hospedeiro é que fazem a balança pender para o lado do fungo com aumento dos microorganismo e um prurido intenso, queimação e uma secreção ácida semelhante a leite talhado ou coalhada aparece cada vez mais abundante denuncia a presença da doença.
A importância do tratamento além do desconforto intenso que a mulher sente, que precisa de rápido alívio (às vezes o parceiro também sente os mesmos sintomas) é importante também tratar as alterações provocada na pele e mucosa que facilita a penetração de outros germes mais agressivos, inclusive o vírus do HIV.
Portanto praia, piscina, férias necessitam de cuidados para evitar infecções oportunistas.

Referência: Doenças Sexualmente transmissíveis, Walter Belda Jr. Atheneu.
Ginecologia no consultório, Corleta, H. Von Eye & Capp,E. Artmed.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

Please type the characters of this captcha image in the input box

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.