Mobilização em Defesa da Vida

Folha Espírita de outubro de 2012: Capa- Mobilização em defesa do Direito Penal, traz a notícia que várias entidades jurídicas de São Paulo e do Paraná promoveram no final de setembro do corrente ano no salão nobre da Faculdade de Direito da USP, Largo São Francisco , São Paulo ( SP), ato em defesa do Direito Penal: Crítica ao Projeto do novo Código Penal.
Chama atenção o artigo de duas páginas, das razões jurídicas contra o aborto, onde é citado o destaque do desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios Roberval Casemiro Belinati, que afirma” O direito à vida é clausula pétrea, que não pode ser modificada por emenda constitucional, por lei ordinária e muito menos por um Código penal, que está em vigor desde 1942, justifica que deseja uma reforma bem estudada, bem discutida, sem pressa e sem vaidade.”
Ainda das razões jurídicas, cita-se no texto: 1)O aborto é assassinato de um ser humano, é o homicídio de um ser indefeso e inocente.2) O direito á vida é fundamental, desde a concepção até a morte natural. 3) Cada pessoa é um dom valioso de Deus e é única, insubstituível e irrepetível. 4) O direto á vida é o primeiro entre todos os direitos e, portanto o aborto, além de ofender a Carta Magna , macula o Código Civil Brasileiro , no seu artigo 2°, em que proclama que “ a personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro.”
A AME- PI promoverá dia 16 de novembro no auditório de CREMEPI palestra sobre o tema: a resolução do CFM sobre a antecipação terapêutica do aborto e parto do anencefálo, portanto a matéria foi extremamente providencial para iniciarmos a divulgação da palestra.
Consultando a obra – A Vida do Anencéfalo, aspectos científicos, religiosos e jurídicos da AME- Brasil é importante nos atermos à conceituação como primeiro passo para o entendimento do tema.
O termo anencefalia, que é derivado do grego, é a anomalia congênita do sistema nervoso central que cursa com a ausência do encéfalo ( hemisférios cerebrais, diencéfalo e tronco cerebral) porém a criança que nasce com esta malformação do tubo neural tem o tronco cerebral preservado e sem o couro cabeludo, calota craniana, meninges e cerebelo. Estas crianças nascem vivas em torno de 20 a 70%. Das nascidas vivas 70% morrem no primeiro dia de vida, destas 30% morrem na primeira hora e 40% da 2ª à 24 hora. Há relatos de sobrevivência de dias, meses. (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8476486- . Am J Perinatol 1993 Mar, 10 (2) :175-7. Sobrevivência prolongada de dois bebês anencefálicos).
O que o bebê nascer com esta anomalia?
A associação de vários fatores podem levar à esta malformação: genético, deficiência de ácido fólico, medicações anticonvulsivante ou drogas para o tratamento do câncer que reduzem a absorção do ácido fólico, absorção por parte da gestantes de produtos químicos como solventes, o alcoolismo, antidepressivos e a exposição à irradiações.
Como o desenvolvimento do corpo é normal, o percentual de malformação congênitas dos outros órgãos é baixo, ( 2 a 8% no coração, 4 a 25 % nos rins).
Uma vez que a criança tem a maioria seus órgãos saudáveis, é necessário termos o cuidado de não considerar o bebê anencefálo como um potencial doador de órgãos visto que “ antes de nascer, o nascituro já é protegido pelo direito civil e, depois de nascer, será sujeito de direitos e deveres. O extermínio de seres inocentes e indefesos viola a Convenção da Assembleia Geral das Nações Unidas, desrespeita o Estatuto da Criança e do Adolescente, como também ofende a Convenção Americana sobre os Direitos Humanos, o Pacto de São José da Costa Rica que diz – Toda pessoa tem o direito de que se respeite sua vida. Esse direito deve ser protegido por lei e, em geral, desde o momento da concepção. Ninguém pode ser privado da vida arbitrariamente.”
A criança com anencefalia em geral tem o seu tronco cerebral preservado o que garante o desempenho das funções viscerais como os batimentos cardíacos, os mecanismos automáticos da respiração , regulação dos mecanismos de sono e vigília, regulação dos mecanismos motores (na dependência de quanto tem o encéfalo preservado). São cegas e surdas devido a malformações das órbitas e do sistema auditivo.
Para compreendermos a complexidade da questão, que apesar de estarmos diante de um ser sem o neocórtex ( neomamífero) área de formação mais recente na construção evolutiva do encéfalo do homem segundo o neurocientista Paul Mac Lean ( The Triune Brain in Evolution – 1968)( citado por Irvênia Prada – A Vida do Anencéfalo – pagina 70) , de forma nenhuma temos autoridade para afirmar que estas crianças não tem um certo grau de consciência, podendo expressar emoções. Vejam o que diz o ilustre neurocientista Wilder Penfield , em O Mistério da Mente, (1983): “ O indispensável substrato da consciência localiza-se fora do córtex cerebral, provavelmente no diencéfalo” ( tronco cerebral alto) , “porta de entrada e de saída da mente”, dimensão que, segundo considera , “ tem uma energia diferente daquela dos potenciais neuronais que percorrem os caminhos axonais”. O Dr. Penfield considera que o tronco representa “ a porta de entrada e saída da mente” e deixa claro na conclusão de Irvênia,( página 73 da mesma obra) que considera essas duas dimensões separadamente – de um lado, o tronco encefálico, como estrutura neural, e, de outro, a mente e a consciência.
Corroborando com estas conclusões temos também a opinião abalizada do físico quântico Amit Goswami,( A Física da Alma): “ O verdadeiro intelecto é supramental e não pode ser mapeado diretamente no cérebro”. Conclui por sua vez a Dra Irvênia Prada : “ O anencéfalo não se resume, como indivíduo, à quantidade maior ou menor de matéria neural que constitua temporariamente seu cérebro”.

Fontes:
1) FolhaEspírita. Outubro 2012, n° 463, pagina 2 – Mobilização em Defesa do Código Penal.

2) A Vida do Anencéfalo. Aspectos Científicos, religiosos e jurídicos. AME- Brasil. 2009.

3) O Clamor da Vida. Reflexões contra o aborto intencional. Marlene Nobre. 2000.

Participe dia 16 de Novembro às 20:00 horas – Palestra : Resolução CFM 1.989/12 e Os Direitos do Anencefálo na Visão Espírita. Auditório CREMEPI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

Please type the characters of this captcha image in the input box

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.