Parece um contrassenso, pedir: Desacelere, em plena quarentena! Mas, acredite, apesar de uma grande parte da população estar em casa, no isolamento social, muitas pessoas estão ansiosas, medrosas e estressadas.
Parar, para muitas pessoas, não significa desacelerar, infelizmente. Há pessoas que se deprimem com o isolamento, outras até se excitam demasiadamente, pois buscam imagens, filmes, atividades outras, etc que estimulam muito e desgastam as energias orgânicas; isso por já estarem acostumados com a adrenalina nas alturas e altos níveis de cortisol no sangue. Só que não sabem o quanto é prejudicial os estados estressores continuados (ou seja, sem pausas, na pilha direto).
Já algum tempo, a Universidade da Califórnia, em Los Angeles, publicou na revista – Brain, Behavior and Immunity , o resultado de pesquisas, demonstrando que o stress pode encurtar a vida de uma pessoa e alterar o sistema imunológico. Como se dá isto?
No nosso sistema imunológico, na intimidade das células, durante a divisão celular, quando os cromossomos se separam para iniciarem esse processo de divisão, existe uma estrutura chamada Telômero, verdadeiro relógio biológico do envelhecimento. Os cromossomos possuem em cada uma das extremidades um telómero, que dá o “start” para iniciar o processo de divisão e a cada divisão celular, os telomeros encurtam-se um pouquinho; mas, a natureza é sábia, existe uma enzima- a telomerase- que preserva o tamanho do telômero, protegendo portanto a estrutura de envelhecer precocemente.
Acontece que o Cortisol, nosso potente hormônio do stress, diminui a atividade desta enzima- telomerase e isso causa o aceleramento do envelhecimento das células de defesas imunológicas.
Desacelere…
O fato de respirar de forma lenta e profunda a cada período, oxigena mais seu corpo, suas células agradecem. E se, ao tempo que respira você se recordar de uma lembrança agradável, feliz e reconfortante, além de acalmar ajudará o seu todo a entrar em equilíbrio e harmonia.
Músicas suaves, oração, meditação, também obedecem ao mesmo princípio: Promovem equilíbrio e poupança de energia (Bem estar evocado, estado de hipometabolismo).
– Uma pausa para você se renovar e influenciar o mundo em um estado de paz.
Fique em casa, mas também contribua para a paz, para as energias espirituais de saúde que circundam cada um de nós. Comece pela paz dentro de você mesmo, aquele refúgio de serenidade que existe na intimidade de cada um; basta querer de fato acessar e um oceano de quietude, união ao Todo abrir-se-á para cada um de nós.
Seja a sua paz.
Katia Marabuco
Associação de Médicos Espíritas do Piauí
Fonte: Sciam ano XVI, no 188.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

Please type the characters of this captcha image in the input box

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.