A compreensão de tudo que nos rodeia, do poder Divino e do que nos é desconhecido e do imaginário deram origem aos mitos, que são imagens e histórias simbólicas que tornam a vida mais compreensível e estável para os homens de todas as épocas.
Discorrendo sobre a mitologia grega, Ruth Guimarães em seu livro Dicionário da Mitologia Grega, nos diz que o mito é a primeira forma de diálogo Eu-Tu, do homem com a natureza, ou do homem com Deus, em forma de história.
Para simbolizar essa busca do nosso eu eterno, o significado do que somos e o que queremos para nós, escolhemos o mito de Narciso, que é conhecido e utilizado pela Psicologia para explicar esse olhar para a profundidade do nosso ser. O simbolismo da autoimagem e esse trabalho de crescimento do ego para o eu eterno.
Desta forma, esquadrinhando os segredos no espelho da alma, olhamos e penetramos na origem de tantos mistérios encoberto pelas sombras (sombras: termo criado por Jung que significam tudo aquilo que colocamos debaixo do tapete e escondemos de nós mesmos e dos outros; experiências desagradáveis e de sofrimentos). A jornada da autodescoberta, a jornada do herói interior são palpitantes temas que, em um momento tão especial para a humanidade em evolução, a conquista do bastião da maturidade espiritual reforça o significado da assertiva: Os tempos são chegados.
Então, o que é o mito de Narciso?
Narciso, era segundo a mitologia, filho do deus-rio Céfiso, e de uma Ninfa.
Narciso, orgulhoso e autossuficiente desprezava o amor, embora fosse cortejado e perseguido pelas Ninfa (Ninfas – divindades menores que povoam de graça e juventude os campos, os bosques, as águas) que o enamoravam e suspiravam por ele. Uma delas, Eco, apaixonou-se tão perdidamente que, desprezada e ignorada por ele, emagreceu tanto que só lhe restavam os ossos e a voz. Sabendo disto Nêmesis (filha da noite, foi amada por Zeus) se encarregou de vingar as mulheres desprezadas. Um belo dia, fez com que Narciso contemplasse o reflexo do próprio rosto nas águas de uma fonte, onde fora se refrescar. Insensível a tudo e a todos, o belo jovem ficou extasiado diante da beleza do rosto que via no reflexo da água, e, assim permaneceu hipnotizado e enamorado por si mesmo até morrer.
A busca do significado da existência é a jornada de autodescoberta que nos referimos; tão essencial para nosso crescimento como pessoas e para a nossa maturidade espiritual – O significado existencial do ser, será o tema principal na nova jornada da AME Piauí.
Venha participar.
X Jornada da AME –Piauí, de 14 a 16 de Agosto de 2020, inscrições serão abertas em breve no site, confira os temas, faça sua inscrição:
www.amepiaui.com.br/jornada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

Please type the characters of this captcha image in the input box

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.